Gaiteiro

O Dia Internacional dos Museus comemora-se no dia 18 de maio, coincidindo com a data de reabertura dos museus, sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte, após encerramento temporário ao público em contexto de estado de emergência e de contingência por força da pandemia Covid-19.

Para assinalar a data e o simbolismo da ocasião foi determinada a gratuitidade de entrada em todos os Museus sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte durante o dia 18 de maio de 2020 (Museu do Abade de Baçal, em Bragança; Museu de Alberto Sampaio e Paço dos Duques, em Guimarães; Museu da Terra de Miranda, em Miranda do Douro; Museu D. Diogo de Sousa e Museu dos Biscainhos, em Braga; e Museu de Lamego).

O Dia Internacional dos Museus foi criado, em 1977, pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de contribuir, junto da sociedade, para uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento.

Em 2020, com o objetivo de promover a diversidade e a inclusão nas instituições culturais, o ICOM apresenta o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Não obstante os constrangimentos impostos pela atual conjuntura, e tendo em conta o seu papel social, os museus podem incentivar de forma relevante a diversidade e a inclusão, desenvolvendo experiências significativas para pessoas de todas as origens.

A Direção Regional de Cultura do Norte e os seus museus afetos irão celebrar a efeméride, através de diversas iniciativas online, mas também convidando os visitantes a regressar aos museus.

Assim, o primeiro visitante de cada museu será presenteado com uma oferta que se traduz num gesto simbólico de boas-vindas.

Respeitando as orientações gerais da Direção Geral de Saúde e as normas específicas determinadas por cada museu, os visitantes devem cumprir as regras de distanciamento social (distância mínima de dois metros lineares para qualquer outra pessoa que não seja sua convivente), e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara.