Abertura: De terça a domingo.

Praça D. João III, 2

5210-190 Miranda do Douro

Fundador

Fundador

António Maria Mourinho (Sendim, 14 de fevereiro de 1917 — Lisboa, 13 de julho de 1996) foi um dos maiores vultos da cultura Transmontana, tendo-se notabilizado como padre, professor, historiador, etnógrafo e folclorista.

A etnologia e a arqueologia foram áreas de conhecimento que o apaixonaram e ás quais se dedicou com entusiasmo e afeição em grande parte da sua vida, podendo colocar a criação do Museu da Terra de Miranda como um marco do seu trabalho, e, num dos seus maiores sonhos e ambições. Sonho este que começa a ganhar forma através de uma recolha sistemática, pensada para o efeito e orientando também a ideia de preservar toda uma riqueza arqueológica e etnográfica, orgulho de toda esta região, tão rica em história e em arte, e que se encontrava dispersa, deficientemente protegida ou mesmo em vias de destruição.

Concretizando um desejo de longa data, no dia 18 de maio (Dia Internacional dos Museus) de 1982 é, então, inaugurado o Museu da Terra de Miranda, ficando instalado no antigo edifício da Câmara Municipal de Miranda do Douro, e antiga cadeia comarcã, já adaptados para o efeito.

Depois de ter sido nomeado diretor do Museu da Terra de Miranda (1982-1991), fez uma pós-graduação em Museologia (1984-1985) na Universidade de Valladolid.

A seu pedido foi dispensado dos votos sacerdotais a 25 de março de 1993. Casou pouco depois, em Lisboa.

Em 1995, participou ativamente no grupo que elaborou a Convenção Ortográfica da língua mirandesa, publicada, em definitivo, em 2000.

Ao longo da vida recebeu numerosos prémios e condecorações – Oficial da Ordem Militar de Cristo (1943), Medalha de Mérito Turístico, grau prata (1979), Prémio Europeu de Arte Popular (1982), Cidadão Honorário e Medalha de Honra da Cidade de Miranda do Douro, grau de ouro (1991). António Mourinho integrou diversas sociedades e instituições culturais e científicas, como o Instituto Português de Arqueologia, História e Etnografia, a Associação dos Arqueólogos Portugueses, a Sociedade de Geografia, de Lisboa, a Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, do Porto, a Asociacion Española de Etnologia y Folklore de Madrid. Foi académico correspondente da Academia Portuguesa de História.

Dr. Mourinho com capa de honras no pátio da sua casa