Abertura: De terça a domingo.

tiu lerias miranda do douro

Parte do espólio musical de Francisco dos Reis Domingues (Tiu Lérias de Paradela N.1909–F.1993) acaba de ser doado ao Museu da Terra de Miranda, pela sua família. Entre as peças doadas encontram-se as conhecidas guitarras feitas a partir de latas reutilizáveis.

Celina Pinto, Diretora do Museu de Miranda, considera que “o espólio do museu fica, certamente, mais rico ao integrar na sua coleção estes instrumentos musicais etnográficos/históricos, que tanto transmitem da genuinidade de um autodidata, cantor e improvisador, que tocava e construía os seus próprios instrumentos musicais, que recitava pensamentos e poemas”.

“É para nós um orgulho, ter o privilégio de poder trabalhar um território, no qual ainda é possível perpetuar histórias de vida e guardar memórias etnográficas”, acrescenta.

Débora Domingues, neta de Francisco dos Reis Domingues, refere: “É para todos nós uma honra poder perpetuar a história e a memória do meu avô Xico desta forma e partilhar parte do espólio que nos deixou com toda a comunidade, pois todos terão oportunidade de conhecer de perto alguns dos objectos mais icónicos do nosso património cultural. Obrigada ao Museu da Terra de Miranda e, antecipadamente, a todos os que tenham interesse em conhecer e contemplar um pouco do seu legado”.

 

Francisco dos Reis Domingues
Falo sempre cousas sérias
Mas chamam-me por alcunha
Mais conhecido por Lérias
Esta alcunha de Lérias
Já a herdei de meus pais
Não sei se é por falar pouco
Ou se é por falar de mais
Se acaso é por falar muito
É bem que o leitor se acorde
Que diz o velho ditado
Que o cão que ladra não morde
Eu nasci em Paradela
Á luz triste das candeias
Eu amo a Deus e a Pátria
Trago estas cousas nas veias
Nasci no dia de Reis
Como o sabe muita gente
Ao adorarem Jesus
Os três Reis do Oriente
Os Reis, Jesus e Maria
Me assistiram ao nascer
Jesus, Maria e os Reis
Me assistirão ao morrer
Francisco dos Reis Domingues – Tiu Lérias de Paradela (1909 – 1993)