tiu lerias miranda do douro

Parte do espólio musical de Francisco dos Reis Domingues (Tiu Lérias de Paradela N.1909–F.1993) acaba de ser doado ao Museu da Terra de Miranda, pela sua família. Entre as peças doadas encontram-se as conhecidas guitarras feitas a partir de latas reutilizáveis.

Celina Pinto, Diretora do Museu de Miranda, considera que “o espólio do museu fica, certamente, mais rico ao integrar na sua coleção estes instrumentos musicais etnográficos/históricos, que tanto transmitem da genuinidade de um autodidata, cantor e improvisador, que tocava e construía os seus próprios instrumentos musicais, que recitava pensamentos e poemas”.

“É para nós um orgulho, ter o privilégio de poder trabalhar um território, no qual ainda é possível perpetuar histórias de vida e guardar memórias etnográficas”, acrescenta.

Débora Domingues, neta de Francisco dos Reis Domingues, refere: “É para todos nós uma honra poder perpetuar a história e a memória do meu avô Xico desta forma e partilhar parte do espólio que nos deixou com toda a comunidade, pois todos terão oportunidade de conhecer de perto alguns dos objectos mais icónicos do nosso património cultural. Obrigada ao Museu da Terra de Miranda e, antecipadamente, a todos os que tenham interesse em conhecer e contemplar um pouco do seu legado”.

Francisco dos Reis Domingues
Falo sempre cousas sérias
Mas chamam-me por alcunha
Mais conhecido por Lérias