Abertura: De terça a domingo.

Serviço Educativo

Serviço Educativo

boneca espantalho

O Serviço Educativo do Museu da Terra de Miranda tem por objetivo a sensibilização para a importância do património cultural mirandês nas suas diversas dimensões; estimular e promover a cooperação entre diferentes agentes educativos locais; consciencializar e promover a participação ativa dos jovens em idade escolar para a preservação e promoção do património cultural; pesquisar, documentar e recriar práticas socioculturais ancestrais; reconhecer e potenciar a ação do Museu no contexto da educação não formal; fomentar vínculos entre a comunidade e o museu através de ações desenvolvidas nos espaços de encontro e diálogo que permitam a identidade e significação do património e memórias comunitárias.

Música Tradicional

pauliteiros miranda

Pretende-se, com esta atividade, dar a conhecer músicas e letras do repertório tradicional mirandês e, posteriormente, trabalhar de forma a dar-lhes uma nova roupagem.

Jogos Tradicionais

jogar ao piao

Esta atividade pretende dar a conhecer e despertar o interesse dos alunos pelos jogos tradicionais. É promovida a recriação de alguns jogos através da alteração das regras ou do esquema de jogo.

Código QR

código qr

Pretende-se, com esta atividade, criar novas experiências ao visitante do museu. Através da afixação de códigos QR nas diferentes salas do Museu, o visitante terá acesso a um vídeo e informação complementar.

O Burro e o Homem

burro mirandes

Pretende-se dar a conhecer todas as potencialidades do Burro, como animal de trabalho, como interveniente terapêutico e de companhia; a sua importância ao longo da história do homem e a sua presença neste território.

O Pastoreio e a Lã

pastor e o cao

Esta atividade visa desenvolver os conceitos de Etnografia, assim como promover o conhecimento dos materiais; a oralidade, o património histórico e cultural e a noção da relação entre natureza e sociedade. Propõe-se a criação de coletes tradicionais a partir de um molde simples onde são aplicados padrões tradicionais mirandeses.

La Mie Scoula Bai I Museu

Miranda do Douro

Pretende-se, com esta ação, celebrar a cultura tradicional mirandesa, através da relação criada entre o museu e a escola. Consiste na realização de um trabalho que apresente o resultado das atividades desenvolvidas ao longo do ano, uma marcha e um convívio com jogos tradicionais e animação musical.