A 17 de outubro de 2023 cumprem-se os 20 anos da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO.
A Direção-Geral do Património Cultural assinala a Convenção da UNESCO de 2003 com a dinamização do programa PORTUGAL IMATERIAL: Convenção UNESCO 2003 – 2023, compreendido por iniciativas ao longo de 2023 visando a reflexão e a valorização do património cultural imaterial no país.
A celebração terá início a 3 de abril com o ENCONTRO, numa sessão de trabalho a decorrer no Palácio D. Manuel, em Évora, que irá promover a reflexão e o debate em torno da salvaguarda do património cultural imaterial.
A Diretora do Museu, Celina Pinto, é uma das oradoras do Encontro, realçando o papel do Museu da Terra de Miranda no estudo e salvaguarda do Património Cultural Imaterial da região que o mesmo representa.
A cidade de Évora acolhe o evento ligando-o ao lema de Évora a Capital Europeia da Cultura, o «Vagar» como modo de vida e elemento forte do património imaterial da região.
Os trabalhos do ENCONTRO integram quatro painéis dinamizados por especialistas e profissionais da área do Património Cultural Imaterial em Portugal:
1º PAINEL – O Património Cultural Imaterial em Portugal e a Convenção UNESCO 2003-2023
2º PAINEL – Vozes do Imaterial – Os detentores do Património Cultural Imaterial em Portugal
3º PAINEL – Museus e Património Cultural Imaterial
4º PAINEL – Património Cultural Imaterial e Sustentabilidade – Interseções
A participação é aberta a todos os envolvidos e interessados pelo património cultural imaterial, mediante inscrição por um dos seguintes canais:
· formulário online: https://forms.office.com/e/UjY7ZAFXML
· email: inpci@dgpc.pt
· telefone: 213 614 217