Abertura: De terça a domingo.

Obras

Com a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) recentemente anunciada, o Museu da Terra de Miranda viu assegurado um reforço de verba, no valor de 700 Mil Euros, para a museografia e instalação da nova exposição permanente, bem como para a melhoria das condições de fruição pública do acervo do museu.

A adjudicação do projeto de musealização encontra-se em preparação e deverá ser lançada em breve.

Entretanto, decorre a empreitada de remodelação e ampliação das instalações do Museu da Terra de Miranda. A intervenção representa um investimento de cerca 1,1 Milhão de Euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Norte 2020.

O Museu da Terra de Miranda encontra-se temporariamente instalado no antigo Paço Episcopal de Miranda do Douro. A mudança de instalações justifica-se com a intervenção de remodelação do atual edifício, bem como dos edifícios adjacentes, adquiridos para suportar a ampliação do Museu.

Em termos de discurso museográfico, pretende-se reforçar a importância da dimensão geográfica, do sentido de territorialidade que está subjacente à leitura do próprio território, da sua paisagem e da sua história, da sua língua, dos seus modos de viver e da sua cultura.

O Museu da Terra de Miranda é um museu etnográfico localizado na cidade de Miranda do Douro. Situado no centro histórico, encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII. Fundado por António Maria Mourinho, a sua abertura ao público ocorreu a 18 maio de 1982.