Abertura: De terça a domingo.

assinatura escritura

A Direção Regional de Cultura do Norte formalizou, hoje, através da Assinatura da Escritura Pública de Compra e Venda, a aquisição de um prédio urbano anexo ao Museu da Terra de Miranda, sito na Rua Mouzinho de Albuquerque nº 3, em Miranda do Douro.

O custo da aquisição do imóvel – 82 mil euros – é suportado, em partes iguais, pela Direção Regional de Cultura do Norte e pela Câmara Municipal de Miranda do Douro.

O edifício agora adquirido será integrado na ampliação do espaço museológico do Museu da Terra de Miranda, cujo projeto irá entretanto iniciar-se.

Fundado em 1982, e sob gestão da Direção Regional de Cultura do Norte, o Museu da Terra de Miranda evoca o tempo longo do planalto mirandês. A visita permite descobrir traços caraterísticos da vida social e cultural de uma região cuja forte identidade, manifesta na presença da língua mirandesa (segunda língua oficial da República Portuguesa desde 1998) e ancorada na agricultura, na pecuária e no comércio de fronteira, passa hoje por evoluções profundas e rápidas.

O Museu está situado no centro histórico, e encontra-se instalado na antiga “Domus Municipalis” da cidade, edifício setecentista datado do séc. XVII.

O edifício museológico, que se estende ao longo da Rua Mouzinho de Albuquerque, deixa transparecer, através da sua estrutura, memórias que nos transportam para a prática e história do seu funcionamento, onde se desempenharam, igualmente, funções de Cadeia Municipal até ao ano de 1790.