Abertura: De terça a domingo.

Praça D. João III, 2

5210-190 Miranda do Douro

Celina Pinto

Na sequência do procedimento concursal de seleção internacional para o provimento do cargo de direção intermédia de 2.º grau – Diretor de Museus: Museu da Terra de Miranda e Concatedral de Miranda do Douro, a Dr.ª Celina Pinto foi reconduzida no cargo.

Despacho de Nomeação foi hoje publicado em Diário da República.

Celina Bárbaro Pinto, licenciada em Antropologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Mestre em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa; Doutoranda em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Membro do Conselho Fiscal da APOM (Associação Portuguesa de Museologia).

Associada Fundadora e Membro da Direção da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) de Trás-os-Montes.

Associada Fundadora e Membro da Direção da ACEC (Associação do Circulo de Estudos do Centralismo).

Exerce funções desde 1993 no Museu da Terra de Miranda, no qual desempenha as funções de técnica superior desde 2007. É, desde 2014, diretora do Museu da Terra de Miranda e da Concatedral de Miranda do Douro.

Tem coordenado vários projetos no campo da investigação e da museologia incluindo alguns projetos transfronteiriços.

Tem-se dedicado ao estudo e investigação do património cultural imaterial sobre o qual tem escrito e publicado alguns artigos. Tem interesse pela análise da presença do património imaterial nos discursos museológicos, assim como no envolvimento das comunidades e dos públicos na identificação e definição desta categoria de património.