concatedral

A Concatedral de Miranda do Douro recebeu o Travelers’ Choice 2021 do TripAdvisor, figurando assim entre os 10% das atrações mais visitadas, comentadas e avaliadas do mundo.

Foram ainda distinguidos outros monumentos sob tutela da Direção Regional de Cultura do Norte: o Paço dos Duques, a Sé de Braga, a Sé do Porto, o Castelo de Bragança e o Miradouro do Mosteiro da Serra do Pilar. Estas distinções revestem-se de particular interesse num ano especialmente difícil, já que o turismo foi um dos setores económicos fortemente penalizado no contexto da pandemia Covid-19.

Em 2020, o conjunto dos museus e monumentos afetos à Direção Regional de Cultura do Norte totalizou apenas 665.993 visitantes, o que representa uma descida de 71% em comparação com o ano anterior, altura em que se registou um recorde de afluência.

Trata-se do número de entradas mais baixo da última década, justificado pela situação pandémica provocada pelo COVID-19 e que, de resto, obrigou ao encerramento dos museus e monumentos entre 15 março e 18 maio 2020 e entre 13 janeiro e 5 abril 2021.

Sobre os Travelers’ Choice

Os vencedores dos Travelers’ Choice, anteriormente designados Certificados de Excelência, atribuídos desde 2011, distribuem-se nas categorias de alojamento, restaurantes e atrações em todo o mundo que proporcionaram continuamente a melhor experiência aos clientes/visitantes.

O TripAdvisor usa um algoritmo próprio para determinar os vencedores, sendo considerados a qualidade, a quantidade e a menor antiguidade das avaliações e opiniões publicadas pelos viajantes no TripAdvisor num período de doze meses. Também são considerados o tempo de permanência dos estabelecimentos no site e a posição no ranking do Índice de popularidade.