Abertura: De terça a domingo.

Museu Terra de Miranda

O Museu da Terra de Miranda, inaugura no próximo dia 11 de outubro, pelas 17h00, a exposição «Os retratos dos Meses da Sé de Miranda do Douro: uma Rara Alegoria Pintada em Antuérpia por Pieter Balten», e respetivo lançamento do catálogo da exposição pelo autor convidado Vítor Serrão.

Trata-se de uma série pictórica conhecida como “O Calendário da Sé de Miranda do Douro”, um extraordinário conjunto de doze pequenos quadros pintados sobre madeira, representando, de forma intimista e evocando o quotidiano rural, o ciclo dos meses do ano.

O conhecimento académico do “Calendário” é relativamente inédito em muitos aspetos, agora doutamente revelado por Vítor Serrão, que estabelece o novo patamar de valor artístico, histórico e museológico, alicerçado tanto na grande qualidade intrínseca das obras, como pela exemplaridade e singularidade com que se inserem no contexto histórico nacional, da região de Trás-os-Montes e, em particular, da vitalidade cultural da sede do bispado de Miranda do Douro.