Abertura: De terça a domingo.

Praça D. João III, 2

5210-190 Miranda do Douro

Catálogo Termus

Apresentado oficialmente no decorrer do Congresso Internacional Termus – Territórios Musicais, o catálogo de instrumentos musicais da raia integra o projeto de cooperação transfronteiriça desenvolvido ao longo dos últimos anos, pelo Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).

O projeto Termus – Territórios Musicais teve por objetivo a recuperação, conservação e valorização do Património Material e Imaterial relacionado com a música tradicional e popular do Planalto Mirandês e da província de Zamora (Espanha).

Este catálogo resulta do trabalho de campo levado a cabo por um grupo de trabalho comissariado pelo Museu da Terra de Miranda (Miranda do Douro) e pelo Museu de Etnologia de Castela e Leão (Zamora).

A pesquisa e investigação foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar, através da recolha sistemática e da difusão de testemunhos orais que preservem a solidez da memória sonora deste território e a sua diversidade cultural.

Para a Diretora do Museu da Terra de Miranda, Celina Pinto, “este projeto vem ancorar uma visão mais abrangente do património musical no qual convergem tradição e modernidade: a tradição associada à memória e à herança cultural musical e a modernidade associada à normal evolução, adaptação e reinvenção das comunidades locais”.